Alimentos para combater a TPM

A TPM, Tensão Pré-Menstrual, atinge mais de 70% das mulheres brasileiras, que acabam sofrendo com sintomas que, muitas vezes, as impossibilitam de levar uma vida normal, pelo menos, nesses dias.

Pois bem, a boa notícia é que alguns alimentos podem, se não anular, pelo menos, ajudar a aliviar os sintomas da TPM.

Basicamente, os alimentos que combatem a TPM são os vegetais, que são ricos em água, ajudando a combater a retenção de líquidos e aqueles que contêm ômega 3 e/ou triptofano, como o peixe e as sementes, ajudando a diminuir a irritação.

Na verdade, o indicado é que durante a TPM, as mulheres priorizem uma dieta rica em: peixe, cereais integrais, frutas, verduras e legumes, que reconhecidamente, são importantes no combate aos sintomas da TPM, desde dores de cabeça, mal humor, mal estar, irritabilidade, retenção de líquidos e dor abdominal.

Também é aconselhável evitar o consumo de sal, gordura, açúcar e bebidas com cafeína que podem acabar agravando os sintomas da TPM.

Se você sofre com os sintomas da tpm, você pode minimizar esses sintomas fazendo o uso de suplementos naturais, e o melhor deles é o Laisve que é um produto em cápsulas 100% natural.

Alimentos para combater a TPM

Então, já sabe, quando for ao mercado, é preciso prestar muita atenção na lista de compras, que deve incluir alguns alimentos, os quais, como vimos acima, podem ajudar, e muito, a combater os sintomas da TPM.

Não devem faltar na lista os seguintes alimentos:

Vegetais, cereais integrais, frutas secas e oleoginosas: por serem  fontes de vitamina B6, magnésio e ácido fólico que ajudam a transformar o triptofano em serotonina, responsável pela sensação de bem-estar.

Salmão, atum e sementes de chia: ricos em ômega 3, substância anti-inflamatória que ajuda a diminuir dores de cabeça e cólica abdominal, sintomas muito comuns nessa fase;

Sementes de girassol, azeite, abacate e amêndoas: por serem ricos em vitamina E, que ajuda a diminuir a sensibilidade dos seios, também um sintoma bem comum;

Abacaxi, framboesa, abacate, figo e hortaliças (como espinafre e a salsinha): esses alimentos são naturalmente diuréticos, portanto, ajudam a combater a retenção de líquido, que causa o inchaço, uma das maiores queixas nessa fase.

E na lista também não podem faltar outros alimentos igualmente importantes no combate à TPM, que são aqueles ricos em fibras, como ameixa, mamão e cereais integrais, os quais ajudam a regular o intestino, com um efeito laxante, diminuindo o desconforto abdominal causado pela inflamação do aparelho reprodutor.

Alimentos que devem ser evitados na TPM

Pois bem, ao preparar a lista de mercado, é bom também ficar de olho naqueles alimentos proibidos, ou seja, aqueles que devem ser evitados na TPM.

Nessa lista de inimigos podemos incluir os embutidos, aqueles alimentos ricos em sal e gordura, como caldos de carne e enlatados, e também os alimentos gordurosos, principalmente, as frituras.

E, infelizmente, é preciso fugir da tentação dos doces… pois é, pelo menos, nessa fase, é preciso evitar o açúcar, caso não consiga resistir, tente ficar apenas na ingestão de  1 quadrado de chocolate meio amargo (70% cacau) após as refeições principais, isso já vai resolver o problema da compulsão por doces.

E vale passar longe de bebidas com cafeína, como guaraná ou álcool, por exemplo.

É preciso ter em mente que todos estes alimentos vão piorar os sintomas da TPM, mesmo que momentaneamente possam passar a sensação de prazer, eles vão acabar aumentando a retenção de líquidos e o desconforto abdominal, que causam tanto mal estar.

Pronto, é isso, agora que já sabe o que comer e o que evitar nessa fase, é só fazer a sua lista de mercado, obedecendo essas dicas, procurando praticar atividades físicas e evitando, ao máximo, se estressar.

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