Causas das dores articulares

Também conhecidas como “juntas” as articulações, como são cientificamente chamadas, podem apresentar quadros inchaço e dor. Na maioria das vezes, isso não representa um problema mais grave, podendo ser facilmente tratada com a aplicação de compressas no local.

No entanto, as dores articulares também pode ser sinal de algum problema mais complicado, tal como artrite ou tendinite. Nesses casos, o mais indicado é sempre procurar um médico para receber uma avaliação correta e precisa, bem como o melhor tratamento para cada caso.

Assim, sempre que as dores articulares forem intensas, constantes ou limitantes, estando presentes por mais de 1 mês, bem como nos casos de deformação, é essencial procurar ajuda médica para obter um diagnóstico.

Principais causas das dores articulares

  • Dores nas articulações das mãos

De uma forma geral, esse tipo de dor articular é mais comum em idosos, sendo causado por gota ou artrite. No entanto, também pode aparecer em desportistas por causa de lesões, como é o caso dos jogadores de basquete ou lutadores, por pancadas repetitivas.

  • Dores nas articulações dos joelhos

Esse tipo de dor articular pode ser causada por tendinites e também torções, podendo acontecer tanto em jovens quanto em pessoas idosas. Mais do que isso, ela ainda pode ocasionar inchaço na região da articulação, além da sensação de estar com os joelhos duros ao acordar.

  • Dores nas articulações dos cotovelos

O caso mais comum quando a dor vem dos cotovelos é a epicondilite causada pelo uso do músculo do antebraço ou do punho em movimentos repetitivos. Essa é uma condição bastante frequente em jogadores de tênis, por exemplo, e também em trabalhadores que realizam movimentos repetitivos.

  • Dores nas articulações dos ombros

Normalmente esse tipo de condição indica uma bursite, tendinite, artrose ou outras doenças que precisam ser identificadas por um fisioterapeuta, reumatologista ou por um ortopedista.

  • Dores nas articulações dos pés

Esse tipo de dores é mais comumente causada por uma condição chamada artrite reumatoide. Ela também pode deixar o pé inchado e bem dolorido.

Confira Também: Flex Caps Preço

Caso haja uma dor mais intensa no dedão do pé, pode haver suspeita de gota, causada pelo excesso de ácido úrico circulando no sangue.

  • Dores nas articulações durante a gravidez

Ter dores articulares durante a gravidez é algo considerado comum ocorre normalmente por causa do relaxamento articular que é provocado por um hormônio que se chama relaxina, que está em níveis mais elevados durante a gestação.

Dessa forma, não é incomum que as mulheres sintam mais dores articulares durante a gestação na região do quadril, especialmente quando ficam de pé por mais tempo.

  • Dores nas articulações de todo corpo

Nesse caso, as dores podem ser sinal de alguma infecção, incluindo casos sérios como dengue e Zika. No caso de dores mais intensas, pode-se suspeitar de um caso de Chikungunya.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *