Emagrecer com HIIT ( Exercícios de Alta Intensidade )

É de consenso geral, por parte dos especialistas, que exercícios físicos e uma dieta equilibrada são a maneira mais eficiente de perder e manter o peso.

Mas a dúvida é: qual seria a atividade perfeita?  A resposta é que não existe uma atividade perfeita para todos. O que pode ser eficiente para uma pessoa, pode não ser para outra.

Por isso o ideal é sempre experimentar e ver qual oferece melhor resposta no seu caso.  Uma modalidade que vem oferecendo excelentes resultados, de acordo com os usuários é o HIIT.

O que é o HIIT?

HIIT é uma abreviação (em inglês) de Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (High Intensive Interval Training).

Este método (como o nome já diz), aplica exercícios de grande intensidade com exercícios de intensidade baixa ou também repouso absoluto.

É uma atividade bem antiga que surgiu em treinos para preparação de atletas para corrida de grande distância.

Como funciona?

O método HIIT queima mais calorias em menor tempo do que nos treinos moderados.

Devido a sua grande intensidade, este método tem como característica o pequeno tempo duração (em relação a maioria dos exercícios), variando entre 10 min. (mínimo) e 30 min. (o máximo).

Talvez por isso, este método esteja fazendo tanto sucesso atualmente, pois as pessoas estão querendo cada vez mais um corpo perfeito, mas com menor tempo para se dedicar a isto, por conta da vida atribulada dos tempos modernos.

As pessoas também se interessam por: Reduslim Costo

Quem pratica o método HIIT consegue atingir uma intensidade muito alta que necessita de uma grande produção de energia. Esta energia é obtida através da queima das gorduras e carboidratos.

Um estudo realizado sobre este método também comprovou que o aumento do consumo de oxigênio (necessário para realizar exercício) resulta na aceleração do metabolismo e consequentemente a necessidade de queimar mais calorias. Este efeito ainda se faz presente após o treino.

Como realizar o método HIIT?

A prática deste método consiste em fazer as mais diversas modalidades de exercícios como por exemplo:

  1. Correr (pode ser na esteira ou na rua)
  2. Pedalar (pode utilizar a bicicleta comum ou a ergométrica).
  3. Pular corda
  4. Agachamentos
  5. Subir e descer escadas
  6. Polichinelos
  7. Flexões
  8. Burpees
  9. Natação
  10. Musculação

Como vimos as modalidades são muitas e você pode escolher aquelas que mais lhe agradar. É importante lembrar que todo processo de emagrecimento deve ser acompanhado por um profissional da área e uma alimentação equilibrada e correta.

Antes de iniciar qualquer prática regular de exercícios físicos é aconselhável procurar um médico e certificar-se que seu corpo está em condições de saúde para fazê-lo.